FERRO-GUSA

O ferro-gusa é Produzido a partir da redução do minério de ferro através do calor gerado pela combustão do carvão em altos-fornos, tornando-se a matéria prima essencial para a indústria de produção do Ferro e Aço. O alto forno da Siderúrgica Itabrito tem capacidade para produção de 7.000 ton./mês, através de processo que garante um rigoroso controle de qualidade tanto no que tange à composição química especificada quanto à pureza, garantindo um produto de alta qualidade. Destacando-se pelo compromisso com a qualidade e enfoque em práticas sustentáveis, a empresa vêm investindo e potencializando a produção do chamado “gusa verde”, via utilização de energia renovável com o carvão vegetal e utilizando tecnologia e processos que visam reduzir as emissões de poluentes.

Sinterização

Planta completa de sinteração instalada com o objetivo de reaproveitar os finos de minério – objeto de descarte por ser altamente prejudicial ao processo de redução do alto forno, bem como o risco na segurança, oriundo da obstrução da saída dos gases e geração de explosões.

Este processo consiste na aglomeração dos finos, transformando-os em partículas de maior tamanho adequadas ao uso com características próximas ao minério de ferro granulado garantindo produtividade, segurança e sustentabilidade.

Injeção de Finos

Sistema de reaproveitamento dos finos de carvão através de injeção no alto forno como combustível. Além de evitar a perda por descarte, tem como principal objetivo a drástica redução de particulado no meio ambiente.

BENEFICIAMENTO DO GUSA

Tecnologia destinada ao tratamento do gusa líquido para a modularização, ou seja, operação que consiste em reduzir elementos nocivos ao processo industrial subsequente. O gusa nodular obtido neste processo irá proporcionar às fundições um tempo menor no forno de fusão, uma vez que os elementos nocivos ao processo (P e S) já estarão dentro dos limites desejados, permitindo portanto a redução do consumo de energia.

Carvão Vegetal

Para o processo de combustão dos altos fornos pode ser usado o carvão mineral ou carvão vegetal. A Siderúrgica Itabirito utiliza o carvão vegetal, oriundo somente de florestas de eucalipto, fonte esta totalmente renovável através do manuseio e reflorestamento, evitando a degradação do meio ambiente quando da utilização do carvão coque altamente poluente, e contribuindo para capturar CO2 da atmosfera e liberar oxigênio.

Geração de energia

Uma parcela significativa da energia consumida nas instações industriais é obtida através de geração própria em uma PCH situada próxima à usina e com capacidade instalada para 1,2 mW.A água utilizada para acionar as turbinas é proveniente do sistema fio dágua, situação em que se utiliza a altura da queda natural do rio, somente desviando o volume suficiente e não se utilizando do sistema de comporta, portanto trazendo forte contribuição ao meio ambiente por não alterar o curso natural do rio.