A Siderúrgica Itabirito é uma empresa que atua no segmento de siderurgia e fundição. Desde sua fundação em 2 de janeiro de 1994, a partir da histórica Queiroz Jr, a Siderúrgica Itabirito vem conquistando uma posição privilegiada em seu segmento, oferecendo ao mercado um tratamento diferenciado e personalizado.
A empresa se preocupa em manter um processo contínuo de aperfeiçoamento, com sua equipe técnica, representantes comerciais e colaboradores para oferecer soluções e produtos que nossos clientes realmente necessitam.
Encontra-se na cidade de Itabirito a 50 km da capital mineira e está considerada privilegiada por estar próxima à região das principais jazidas de minério de ferro do estado e dos terminais rodoviários e ferroviários com ótima logística para escoamento da produção.
Sua estrutura física engloba uma rede de setores que possibilita atender da melhor forma seus clientes e garantir um bom funcionamento. A planta física apresenta em sua totalidade 120.000 m2 de área ocupada. A planta apresenta Fundição com tratamento térmico, usinagem, alto forno e sinterização.
A empresa conta com uma equipe composta por aproximadamente 500 funcionários e todos os colaboradores recebem treinamento contínuo para desempenhar suas funções na empresa.
• Rentabilidade: gerar lucro de forma consistente ao longo do tempo. Objetivo – remunerar o capital investido
Com integridade, respeito, empreendedorismo, qualidade e agilidade em nosso trabalho.
Nossos valores representam a essência da cultura organizacional. Eles nos ajudam a guiar nosso comportamento e atitudes.
Valores como integridade, respeito e qualidade moldam a maneira como a empresa opera.
A Siderúrgica Itabirito possui um Sistema de Gestão da Qualidade devidamente certificado na Norma ISO 9001:2015. Utilizamos tecnologia associada a rigoroso controle de qualidade. Cada item passa por minuciosas análises físico-químicas. É assim que a empresa consegue assegurar o elevado nível de segurança e qualidade em toda sua linha de produtos. Contamos com um Sistema de Gestão da Qualidade devidamente certificado pelos padrões pelo órgão certificador Bureau Veritas reconhecido pelo INMETRO, desde 2002. A base do Sistema foi elaborada visando a Política da Qualidade
A Política da Qualidade é um guia de ação gerencial, um conjunto das intenções e diretrizes de uma organização, relativos à qualidade, formalmente expressa pela alta administração.
“Buscar o aprimoramento na produção de peças fundidas e produtos siderúrgicos que atendam os requisitos de nossos clientes e requisitos regulamentares; através de investimentos, capacitação pessoal, busca por inovação e sustentabilidade, motivação para o comprometimento com nossos valores, fundamentando-se em objetivos e metas, garantindo assim a satisfação de nossos clientes, colaboradores, investidores, sociedade e fornecedores”.
Em 1888 foi fundada a Usina Esperança, por Amaro da Silveira, Carlos da Costa Wigg, Henrique Hergreaves e Jean Gerspacher. O alto-forno pertencente a esta usina, o qual utilizava como combustível carvão vegetal foi construído sobre a supervisão de Gerspacher, que ocupava o cargo de diretor técnico da usina que se instalava em Itabirito, sendo o primeiro a funcionar no Brasil após as tentativas do início do século XIX. A Esperança contava com uma excelente localização, próxima às fontes de matérias-primas, às fontes de energia hidráulica e à Ferrovia Central do Brasil, por onde era escoada a sua produção. Porém, a escassez de recursos por parte de seus fundadores limitaria as possibilidades de desenvolvimento da usina que passou ao controle do filho de Jean Gerspacher, Joseph Gerspacher, e em 1891 foi adquirida pela Cia. Nacional de Forjas e Estaleiros. Posteriormente, a usina Esperança foi renomeada e passou a ser chamada usina Queiroz Junior, em homenagem ao empresário que a adquiriu da Cia. de Forjas e Estaleiros, em 1899.
Sob o controle da Cia. de Forjas e Estaleiros e do industrial Queiroz Jr., a usina passou por várias reformulações e ampliações e sua capacidade produtiva baseadas na aquisição de novos equipamentos e melhorias de suas instalações e principalmente de seu alto-forno. Segundo informações de 1894, naquele período a usina Esperança produzia anualmente cerca de 2 mil toneladas de ferro, atendendo não somente ao mercado mineiro como também a outras regiões do país.
A instalação de Itabirito permaneceu sob o nome de Usina Queiroz Jr. durante quase todo o século XX, sendo incorporada pela Siderurgica Itabirito, em 1994. Desde então, a empresa atua no mesmo mercado: fundidos e ferro gusa.
Nos 30 anos da Siderúrgica Itabirito, completados no início de 2024, muitas históricas se fizeram para que possam ser contadas. A evolução nos processos de produção, funcionários que estavam lá no início em 1994 que estão aqui até hoje, entre outras. A história dessa empresa se confunde com a de nossa cidade e uma boa parcela de sua população. E como pudemos ver no início dessa matéria, do estado e até do país.
A importância histórica da Usina Esperança diz respeito ao seu papel em abrir caminho para a siderurgia em Minas Gerais, a qual se desenvolveu no decorrer do século XX, e continuou esse legado com a Siderúrgica a partir de 1994, e segue até hoje. A Siderúrgica Itabirito permanece importante para a cidade de Itabirito e sua economia, além da comunidade que nos cerca.